Linhas Astrológicas do Mapa Astral

Compreender as linhas astrológicas do mapa astral é uma parte vital do aprendizado da astrologia. Isso inclui aspectos, mas também casas, graus e outros ângulos cruciais que não podem ser ignorados ao interpretar um mapa natal.

Aumente ainda mais o seu conhecimento sobre o ofício aprendendo sobre todos os tipos de linhas de gráfico, o papel que desempenha e o significado que tem para você.

CONCLUSÕES PRINCIPAIS:

  • As linhas da casa são importantes, mas algumas têm ainda mais significado.
  • As linhas de aspecto conectando dois planetas descrevem um tipo de relacionamento.
  • As linhas de grau são cruciais para identificar locais em seu gráfico.

Linhas das Casas

As linhas das casas, também conhecidas como cúspides das casas, dividem o gráfico em 12 partes em forma de pizza.

Existem 12 casas em um mapa e cada uma representa uma área específica de sua vida.

curso-astrologia-linhas-das-casas-astrologicas
Figura 01 – Linha das Casas

Onde:

AC – Ascendente; DC – Descendente; MC – Meio do Céu; IC – Imum Coeli ou Fundo do Céu (FC).

Penso nas casas como os verbos da astrologia porque descrevem as coisas que você faz.

A 2ª Casa, por exemplo, descreve como você se relaciona, gasta, ganha ou se comporta com seu dinheiro e recursos.

As casas são numeradas em ordem, no sentido anti-horário, de 1 a 12, com a 1ª Casa sempre localizada no lado esquerdo do mapa. Representa o horizonte oriental no momento exato do seu nascimento.

curso-astrologia-linhas-de-casas-desiguais
Figura 02 – Linhas das Casas Desiguais

As linhas da casa em seu gráfico podem ou não estar igualmente espaçadas, de modo que as casas podem ter tamanhos diferentes, conforme visto no gráfico de exemplo abaixo.

Isso dependerá de qual sistema de casa[1] você está usando, a distância de sua cidade natal ao equador e em que época do ano você nasceu.

Mesmo que todas as cúspides das casas[2] sejam linhas de mapa de vital importância, há algumas que possuem um significado extra. Estes são referidos como casas angulares.

O Ascendente (AC)

Uma linha de mapa de nascimento muito importante é a cúspide, ou limite, da 1ª Casa, que também é chamada de Ascendente na astrologia e é considerada uma das casas angulares. Representa o horizonte oriental no momento do seu nascimento.

curso-astrologia-linha-ascendente
Figura 03 – Linha do Ascendente

Uma linha de mapa de nascimento muito importante é a cúspide, ou limite, da 1ª Casa, que também é chamada de Ascendente na astrologia e é considerada uma das casas angulares. Representa o horizonte oriental no momento do seu nascimento.

Junto com seu Sol e Lua, seu Ascendente é considerado parte da “Tríade Astral” na astrologia porque contribui fortemente para como você experimenta a vida.

Alguns astrólogos chamam esse ângulo especial de “máscara que você usa” porque descreve como você interage com o mundo. O signo do Zodíaco em que seu Ascendente se encontra é referido como seu signo ascendente.

O Descendente (DC)

Diretamente em frente ao seu Ascendente em seu gráfico, você encontrará a cúspide da sua 7ª Casa e outra casa angular significativa, seu Descendente. Esta linha simboliza o horizonte ocidental no momento em que você nasceu.

curso-astrologia-linha-descendente
Figura 04 – Linha do Descendente

Diretamente em frente ao seu Ascendente em seu gráfico, você encontrará a cúspide da sua 7ª Casa e outra casa angular significativa, seu Descendente. Esta linha simboliza o horizonte ocidental no momento em que você nasceu.

Você pode pensar nesse ângulo como “quem você não é”, pois representa características, desejos e motivações que você pode não reconhecer em si mesmo.

Como você pode sentir que essa linha descreve características que não são fortes em sua personalidade, essas podem ser exatamente as coisas pelas quais você se sente naturalmente atraído em outras pessoas, pois podem “equilibrá-lo”.

Alguns astrólogos chegam a descrever seu Descendente como sua alma gêmea. Juntos, seu Ascendente e Descendente dividem seu mapa em dois semicírculos, o hemisfério norte e o hemisfério sul.

Imum Coeli (IC) ou Fundo do Céu (FC)

Na parte inferior do seu gráfico está outra linha vital do mapa astrológico e é o Nadir, que também é a cúspide da sua 4ª Casa. Esta linha também é chamada de Imum Coeli ou Fundo do Céu.

Esta casa angular e crucial em seu gráfico representa a versão mais privada de você mesmo.

Abrange os pensamentos arraigados que você tem sobre si mesmo, tanto bons quanto ruins, que provavelmente você mantém desde a infância.

curso-astrologia-linha-fundo-do-ceu
Figura 05 – Linha do Fundo do Céu

Eu vi o Nadir descrito como suas raízes, seu centro interior e o lugar onde vocês guardam os maiores sonhos e os piores pesadelos para si mesmos.

O signo do zodíaco e a condição do seu IC dão dicas sobre qual bagagem familiar ajudou a formar seu senso de identidade e quem você realmente acredita ser.

O Meio do Céu (Medium Coeli, MC)

A cúspide da 10ª Casa também é conhecida como Meio do Céu ou Meio Coeli. A linha para esta casa angular encontra-se no topo do seu gráfico e fica oposta ao seu Nadir.

curso-astrologia-linha-meio-do-ceu
Figura 06 – Linha do Meio Do Céu

O Nadir é o ponto mais pessoal do mapa, mas o Meio do Céu é o ponto mais público.

Esta linha representa sua imagem pública e reputação. Isso é diferente da “máscara” do Ascendente que você mostra às pessoas com quem interage dia após dia e descreve sua posição social mais geral.

Seu Meio do Céu também indica o tipo de trabalho que pode lhe trazer mais satisfação. Esta linha aponta para os maiores objetivos que você tem para si mesmo e que tipo de carreira você pode se sentir mais ambicioso.

Juntos, o Meio do Céu e o Nadir dividem seu mapa em 2 partes, o hemisfério oriental e o hemisfério ocidental.

Linhas de Aspectos

Um tipo de linha do mapa astral que você precisa entender são as linhas de aspecto.

Aspectos descrevem ângulos específicos[3] que são feitos entre dois pontos diferentes em seu mapa natal. O tamanho do ângulo define que tipo de aspecto é feito.

curso-astrologia-linha-aspectos
Figura 07 – Linha de Aspectos

No gráfico acima, todas as linhas que se cruzam no meio do círculo são aspectos, ângulos específicos, entre dois pontos.

Pense nos aspectos como relacionamentos entre dois pontos, como dois planetas. Dependendo do aspecto, ou tamanho do ângulo, essas relações podem ser amigáveis ​​ou tempestuosas, embora todo tipo de aspecto tenha suas desvantagens e seu potencial de crescimento pessoal.

Aspectos Suaves

As linhas azuis em seu gráfico simbolizam aspectos suaves que são caracterizados como tipos harmoniosos[4] de relacionamento.

curso-astrologia-linha-aspectos-suaves
Figura 08 – Linha De Aspecto Suave

Dois tipos principais de aspectos suaves são trígonos e sextis[5] e retratam relacionamentos onde há harmonia e apoio.

Esses tipos de aspectos parecem agradáveis ​​e os posicionamentos envolvidos, como dois planetas, podem cooperar bem, com um apoiando e encorajando o objetivo e os desejos do outro.

Aspectos Difíceis

Aspectos difíceis são considerados os tipos de aspectos mais difíceis e geralmente são mostrados como linhas vermelhas em seu gráfico.

 

curso-astrologia-linha-aspectos-dificeis
Figura 09 – Linha de Aspecto Difícil

Dois tipos de aspectos difíceis são chamados de quadraturas e oposições[6] e representam relacionamentos que parecem desde tensos até quase impossíveis.

É claro que esses aspectos não são necessariamente “ruins”. Onde há atrito, há uma faísca para crescer, e onde há acordo, também pode haver estagnação.

Linhas de Graus

Um último estilo vital de linha do mapa astrológico a ser entendido são as linhas de grau, ou marcas.

curso-astrologia-linha-de-graus
Figura 10 – Linhas dos Graus

Na Astrologia Ocidental, os mapas astrológicos são circulares. E, como você aprendeu na aula de geometria, os círculos são medidos em graus. 

Os mapas de nascimento não são diferentes.

Assim como qualquer outro círculo, seu gráfico pode ser dividido em 360°.

Esses graus são usados ​​na astrologia para descrever as colocações exatas de qualquer coisa, desde os planetas até os nós e as próprias linhas das casas.

Quando você olha para o gráfico, as linhas de grau são marcadas no círculo externo. 

Você pode identificar qualquer coisa em seu gráfico referenciando o signo do zodíaco e o grau desse signo em que ele se encontra.


[1] Tema que é abordado no Módulo 04

[2] Tema que é abordado no Módulo 10

[3] Tópico abordado mais adiante.

[4] Tema abordado no Módulo 07

[5] Tipos de aspectos abordados no Módulo 07

[6] Tema abordado no Módulo 07