Pular para o conteúdo

O que é um Dispositor Planetário?

Um planeta em um signo além de suas próprias concessões (ou descarta) sua disposição para o planeta dominante do signo. Assim, o planeta dominante é chamado de “proviseur” – em francês – para um planeta em um signo diferente do seu. Por exemplo, se Mercúrio estivesse em Leão, o Sol é seu dispositor porque o Sol governa Leão.

Então, para definir o que é um dispositor podemos dizer que é o planeta que rege o signo que está sendo ocupado por outro planeta.

Como os Dispositores ganham oportunidades para influenciar?

Você não pode entender completamente um planeta sem saber que é disposição. O dispositor é um fator enorme na criação dessa disposição. Um planeta que descarta muitos outros planetas ganha influência significativa sobre a “disposição” de todos esses planetas. É assim que os cedentes ganham influência e oportunidade em um horóscopo.

Assim, os planetas ganham influência ao eliminar outros planetas, especialmente quando esses outros planetas são bastante potentes e fortes.

Tipos de Dispositores

Há várias maneiras pelas quais um planeta pode se tornar o dispositivo de outro, a saber:

1 ) Dispositores finais – ocupando seu próprio signo

Todo dispositor terá outro dispositor, até chegar a um que você designe o “dispositor final”. O dispositivo final pode se tornar muito influente, especialmente quando é o dispositor final de muitos ou todos os planetas em um horóscopo.

Como você decide que um planeta deve ser o “dispositivo final”? Normalmente, isso acontece quando você chega a um dispositor que ocupa seu próprio signo. Tais planetas se eliminam. Alternativamente, pode acontecer quando a cadeia de disposição e disposição retorna a um planeta.

Vamos supor que queremos saber qual é o dispositor de um planeta em um Mapa Astral, tomando por exemplo: Lua em Touro

A Lua está em Touro, então Vênus é seu dispositor (regente de Touro). Vênus está em Capricórnio no mapa astral, então seu próprio dispositor é Saturno (regente de Capricórnio). Saturno está em Aquário nesse mapa astral, por exemplo, que é o seu próprio signo (pela astrologia tradicional) – então ele se depara. Ele cria em grande parte sua própria disposição. Como Saturno não possui nenhum elemento além dele, ele é o último dispositor final (ocupando o mesmo signo que ele rege) da Lua.

2 ) Dispositores finais – ocupando outro signo

Tomemos outro exemplo, no caso de um Mapa Astral que se tem Saturno em Touro:

Começamos com Saturno (simplesmente porque escolhemos Saturno e queremos saber sobre seus Dispositores). Porque é em Touro, Vênus é seu dispositor. Já que Vênus está em Sagitário (nesse mapa, por exemplo), Júpiter é o seu dispositor. Como Júpiter está em Câncer, a Lua é seu dispositor. E a Lua está em Libra, Vênus é o seu dispositor. Nós já mencionamos Vênus nesta cadeia! (olha lá acima sobre Vênus em Sagitário). Portanto, um ciclo fechado se formará com Vênus como o ponto focal. Isso faz de Vênus o dispositor final (em um signo diferente: Sagitário)

Neste caso, rastreamos os dispositores de quatro planetas, Saturno, Vênus, Júpiter e a Lua. Descobrimos que Vênus é o último dispositor de todos eles. Nesta base, Vênus ganha uma oportunidade considerável para exercer a força que ela possui e influenciar o resto do gráfico para cooperar com suas intenções.

Mais um indicativo da astrologia mostrando que não há mapas astrais iguais! Esse artigo apenas está demonstrando os signos, pois também são analisadas as posições que cada dispositor está na casa.

3 ) Dispositores de signos

A maneira mais simples de se tornar um dispositor é possuir o signo que um planeta ocupa (mencionado na definição logo no início da lição/artigo). Marte, por exemplo, torna-se um dispositor para qualquer planeta que ocupe seus signos: Áries e Escorpião. Vênus se torna um dispositor para qualquer planeta que ocupe seus signos: Touro e Libra, etc.

Nas próximas semanas, estarei fazendo a série “Lua nos Signos” para os membros de Linha Astral relacionando as características complementadas com cada dispositor de signo.

Por exemplo, para cada artigo vou abordar uma Lua em um signo com seu dispositor:

  • Lua em Áries (Marte como dispositor da Lua)
  • Lua em Touro (Vênus como dispositor da Lua)
  • Lua em Gêmeos (Mercúrio como dispositor da Lua)
  • Lua em Leão (Sol como dispositor da Lua)
  • Lua em Virgem (Mercúrio como dispositor da Lua)
  • Lua em Libra (Vênus como dispositor da Lua)
  • Lua em Escorpião (Plutão como dispositor da Lua)
  • Lua em Sagitário (Júpiter como dispositor da Lua)
  • Lua em Capricórnio (Saturno como dispositor da Lua)
  • Lua em Aquário (Urano como dispositor da Lua)
  • Lua em Peixes (Netuno como dispositor da Lua)

Note que não está na lista a Lua em Câncer, pois ela já está domiciliada. Qualquer planeta em domicílio não tem dispositores, se formos analisar somente dispositor de signo (item 3 deste artigo/lição).

Para os demais, você já sabe qual é o planeta que é dispositor de seu Signo da Lua, ou Signo Lunar, então não perca as características da série “Lua nos Signos com seus dispositores” que serão publicados para os membros prata cadastrados no site, contendo características reveladoras através da Astrologia Avançada nos próximas dias…

Qual objetivo de se achar um dispositor planetário?

É uma boa pergunta. O “dispositor” revela a “disposição” do planeta – qual é o clima do planeta. Por exemplo, se Júpiter em Libra está na 10ª casa, e Vênus em Virgem, na 9ª casa, Júpiter toma uma disposição religiosa (9ª casa) e intelectual como resultado de seu dispositor estar no signo de Mercúrio e na 9ª casa.

OBTENHA SUA PESQUISA AQUI OBTENHA SUA PESQUISA AQUI
error: Conteúdo Protegido!